domingo, 8 de junho de 2008

Comunicar no FEMININO!

"Não basta ter uma boa marca. É preciso ter um bom argumento para vender… às mulheres!"
Como mãe, dona de casa, profissional ou simplesmente ser humano, a mulher é a grande decisora ou prescritora do que se consome.

Que nova mulher é esta?
Uma mulher do século XXI que concentra em si uma ampla variedade de papeis, alguns deles tidos como tipicamente masculinos, e que tem vindo progressivamente a ganhar um peso crescente nas decisões de consumo. Estamos perante a "Era do Feminino" onde os códigos de comunicação estão em constante mudança.

O unúncio da Galp traduz o assumir por parte da mulher de um papel tipicamente masculino para tentar realçar a leveza do produto em questão, a bilha do gás. Existe um adequar das caracteristicas do produto ás carecteristicas femininas. Mas quando me refiro à "Era do feminino", refiro-me à alteração de alguns estereótipos na área do marketing pela crescente valorização dos valores femininos.
Por exemplo: a Nivea foi pioneira na mudança do modelo escultural de beleza que imperava na industria da cosmética, esse fenómeno apesar de funcionar lindamente para o sexo oposto, não funcionava positivamente para a mulher. As marcas aproximaram-se das suas consumidoras, e exemplo disso são também os actuais anúncios da Dove onde foram escolhidas "modelos" que realçavam e valorizavam as suas diferenças. Campanha esta apelidada de "Beleza Real".

Spot publicitário
Dove
"Estas 6 mulheres reais foram seleccionadas nas ruas e escolhidas pela sua auto-confiança e entusiasmo, tendo posado com a sua própria roupa interior, sem qualquer maquilhagem ou retoque fotográfico."
A velocidade, como um novo valor em ascensão, também ganha uma nova importância. O tempo é tido como factor crítico e a sua valorização é crucial quando se tenta comunicar com esta nova mulher acumuladora de funções, cada vez mais exigente e com menos tempo.
"Romper com as fronteiras tradicionais do masculino/feninino e explorar assumidamente a vertente feminina pode permitir a algumas marcas ganhar um mercado com potencial crescente."

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